Cerca de 20 a 85% dos casos contaminados pelo COVID tem perda do olfato e é em vários casos um sintoma inicial da doença. Estudos recentes identificaram as células de apoio no epitélio olfativo que parecem ser as mais vulneráveis à infecção por SARS-CoV-2. Células essas que são responsáveis por manterem as concentrações químicas corretas que auxiliam o nariz e o olfato.
Instituições como a Absente estimula milhares de pacientes a treinar e recuperar seu olfato através do treinamento olfativo.
O treinamento olfativo, é um tipo de olfato fisioterapia, é uma maneira de ampliar a recuperação e estimular os neurônios olfativos. Estudos indicam os benefícios do treinamento olfativo em pessoas que perderam o sentido do olfato e que iniciam o treinamento com aromas imediatamente após o término da infecção viral e pela estimulação dos nervos olfativos podem melhorar significativamente as chances de recuperar a capacidade de sentir cheiros. Não é uma cura, porém um complemento para auxiliar e ampliar sua recuperação. Pense nisso como fisioterapia para o seu nariz.
Segundo Nancy Rawson, bióloga celular no Monell Chemical Senses Center:
“Acredito que a mensagem mais importante é a de que o treinamento olfativo é algo científico. É baseado em anos de pesquisa sobre como funciona o sistema olfativo, especificamente os neurônios olfativos e outras células que são geradas ou mantidas para sentirmos cheiros.”
Para começar o treinamento do olfato, você precisará de alguns óleos essenciais, você pode me pedir caso precise deles.
Os óleos indicados para treinamento de cheiro são rosa, limão, cravo e eucalipto. Porem você pode criar kit de treinamento para cheiros, escolher seus próprios óleos com base em sua preferência pessoal. Você precisa inalar 3x ao dia por um período mínimo de três meses.
Deixe seu kit de óleos essenciais de treinamento em um acesso fácil a para usar durante o dia. Na sua bolsa, ao lado da sua cama para que se lembre de usá-lo.
Como fazer?
Aproxime o óleo do seu nariz e inale os cheiros por 20 segundos. Inale em estado de presença, concentre-se no que você está fazendo, traga uma experiencia real e sensorial com o aroma e lembre de como foi sua experiência.
Feche o frasco após 20 segundos e respire algumas vezes. Depois vá para o próximo frasco.
O treinamento do olfato estimula o complexo olfativo no cérebro.