O método de tratamento craniano foi desenvolvido nos anos 30 por Willian Garner Sutherland (1873-1954) foi aluno de Andrew Still (pai da Osteopatia).
Sutherland foi o primeiro a afirmar que as uniões dos ossos cranianos estavam ligadas entre si pelas membranas do crânio e que seu movimento estava coordenado através delas. Ele percebeu que o crânio tem um movimento próprio independente do ritmo cardíaco e respiratório e que está diretamente ligado ao sacro. Sabe quando uma ponte mexe para não desabar? Assim acontece com os ossos do crânio, se movem para gerar um equilíbrio.
Tem como base o acompanhamento da movimentação sutil dos ossos que formam o sistema craniosacral. É uma técnica sutil e manual que corrige os desequilíbrios do sistema crânio-sacral e libera as tensões profundas, aliviando a dor, disfunções intelectuais, motoras ou sensoriais, melhorando o desempenho e a saúde de todo o corpo.
O ritmo do Sistema crânio-sacral pode-se sentir tão claramente como os ritmos cardiovascular e respiratório. Mas ao contrário dos outros ritmos, pode-se avaliar e corrigir.
O MRP (mecanismo respiratório primário) é um movimento propagado para todo o corpo e gerado a partir do movimento do próprio cérebro, do fluxo regular e rítmico do líquido cefalorraquidiano, da mobilidade das membranas que sustentam o crânio e da mobilidade dos ossos do crânio e também do sacro.
Copyright 2022, Dra. Victoria Linhares Todos direitos reservados.