O grande objetivo das técnicas Osteopáticas é harmonizar o bebê, e consequentemente a vida da sua família. Na avaliação analisa-se assimetrias, alterações de mobilidade/flexibilidade (no sistema musculoesquelético, nas estruturas crânio-sacras e/ou viscerais) e/ou alterações no padrão normal de movimento.
O tratamento na maioria dos casos acontece a nível do crânio, de onde saem nervos fundamentais, como o importante nervo vago que controla, por exemplo, o sistema digestivo. Existindo uma alteração que coloque em tensão o nervo, as funções por ele reguladas, estarão alteradas. É uma abordagem muito SUAVE, que respeita a frágil estrutura do bebé, o tratamento é muito seguro e os pais percebem a melhora.
A Osteopatia também visa corrigir e/ou prevenir alterações que possam ter se originado na sua vida intrauterina por compressões no parto.
A criança também se beneficia das técnicas. O desenvolvimento tanto físico como emocional requer uma estrutura em equilíbrio. Tensões e disfunções nos sistemas podem gerar um stress ao corpo e isso trazer inquietação, ansiedade, dificuldade de aprendizagem, entre outros comportamentos que as vezes rotulados erroneamente para o resto da vida.
Portanto seja no bebê ou na criança o principal aspecto que devemos pensar, é que se a estrutura estiver equilibrada, as diferentes funções do corpo decorrerão com normalidade, diminuindo a predisposição para o aparecimento de sintomas físico e/ou emocionais.
Desde o nascimento, sendo que quanto mais precoce o tratamento melhor serão os resultados. Após a primeira sessão os pais podem começar a constatar as alterações. O seu bebé tem alterações do sono, está sempre muito agitado e chora muito, tem uma assimetria na forma da sua cabecinha ou está sempre doente?
Copyright 2022, Dra. Victoria Linhares Todos direitos reservados.