Nossa saúde está embasada em 3 aspectos: Ambiental, físico e emocional, sabendo que todos esses aspectos estão interagindo entre si a todo momento.

  1. Tratar a raiz do problema, pois ao tratar apenas o sintoma, poderá estar jogando para frente e talvez intensificando o problema.
  2. Manter uma visão sistêmica, cada ser e único, cada história e única. A partir de uma avaliação profunda e completa se tem uma compreensão clara para traçar a melhor técnica.
  3. Corrigir desequilíbrios, seja nos hábitos de vida, alimentares, sono, compreender alguns aspectos emocionais que te desequilibram, e primordial para sua autocura.
  4. Escolha da ferramenta correta e a associação delas, faz o sucesso do tratamento. Entre elas: PNS, PNS- postura e emoção, RBM, modulação intestinal, PNL, hipnose, Menotron, escalda pés, Aromaterapia, florais frequências, pilates, método CURA, pratica de reeducação para mudança de estilo de vida.

Saúde integral enxerga o ser humano em sua totalidade, todos os órgãos, todas as células estão interligadas. O que acontece em uma parte, em algum nível do seu corpo, reverbera por todo ele. A cura completa envolve o entendimento de todos os fatores envolvidos na sua vida social, familiar, na sua espiritualidade e no seu trabalho.

No físico

Sabemos que seu corpo saudável depende de vários sistemas integrados, e na falta de função correta de um sistema, pode acontecer um desequilíbrio , gerando sintomas e até evoluir para a doença . Um dos sistemas principais é o psico neural , que controla as vias de recebimento e de envio de informação do cérebro( corpo físico) e a maneira que você processa essa informação a partir de experiências vividas ( emocional ). Qualquer alteração nesse sistema gera uma perda de controle neural e um desequilíbrio. 

Ainda no aspecto físico deve-se entender que tudo que vivemos se expressa na postura e nos músculos, essas tensões , o estado de alerta permanente, esses padrões revividos a todo instante geram sobrecargas e desgastes, assim lesão e dor. Então podemos parar de nutrir os sintomas através de uma mudança corporal e da percepção vivida, assim parando de ter que REVIVER o conflito, com isso ocorre uma repercussão a nível Orgânico é uma restauração. 

No emocional

No aspecto emocional, devemos levar em conta como funcionamos, ou seja nosso subconsciente e inconsciente são responsáveis por 95% do nosso comportamento e entendimento do que vivemos. Imagine um computador, o subconsciente e o processador, onde as informações são processadas e comparadas, a um banco de dados que já existe, e tenta buscar experiência semelhantes, isso faz com que muitas vezes o sistema antecipe o resultado, mesmo que ele não aconteça. 

Vou lhe dar um exemplo, um dia em uma tarde ensolarada, vc criança foi picada por uma abelha, naquele momento seu subconsciente registrou, com seus 5 sentidos, o cheiro, a temperatura, o que você sentiu,o medo, a dor, o barulho, e a reação do seu corpo a essa agressão foi uma dor de cabeça, além do efeito da picada . E ao ter uma dor de cabeça quando vai ao parque, você não compreende, mas tudo q foi registrado já lhe avisa do possível perigo existente no local . E assim registramos tudo que vivemos e conforme a nossa percepção damos maior ou menor valor ao a registro.

O inconsciente e a memória que tudo fica gravado, não apenas na nossas vivências, mas de nossos antepassados, incluindo nossos avós, bisavós, e nossa memória animal,registrada em nosso instinto , tudo está presente no nosso DNA.

Em resumo, quando alguém tem uma atitude, devemos ter em mente, que ela está associando sua atitude as informações e experiências vividas, e como tudo isso está sendo processado e interpretado pelo subconsciente . 

O comportamento é biológico , corpo e mente ambos idênticos e complementares, um expressa o que o outro sente e vive!

No ambiental

No aspecto ambiental, deve-se analisar o ambiente que se vive, como se alimenta e qualidade de suas relações. Com esse olhar integral, a fisioterapia através de técnicas específicas auxiliará seu corpo a dar o primeiro passo é entender todos os aspectos envolvidos. Através do corpo nos conectamos ao ambiente, portanto nada mais certo do que iniciar uma mudança por ele, assim você muda suas crenças, seu olhar do ambiente, e percebe o quanto é capaz e pode ser saudável. 

Todos temos um mecanismo de auto-reguladores os quais corrigem os desequilíbrios assim que se manifestam. Por exemplo ao se cortar, ou pegar um vírus, seu sistemas e os mecanismos auto-reparadores reagem imediatamente. 

O corpo está em constante busca da homeostase, ou seja do equilíbrio, e apenas adoecemos quando esse equilíbrio entre os 3 aspectos ( físico, emocional e ambiental) sofrem perturbações em maiores proporções. A doença será um aviso, um chamado para você se olhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *