Tive a honra de conhecer e aprender esta técnica com seu criador, Philippe Villeneuve ( osteopata Frances), que desenvolveu uma metodologia de tratamento manual que atua por meio de estímulos neurossensoriais e tem como objetivo normalizar a função do sistema do paciente, transformando um quadro clinico de sintomas em um quadro clinico de função e bem-estar. Essa técnica se baseia na integração dos sistemas (pele, olho, boca, ouvido, vísceras e pés) e na hierarquia dos tecidos.
Sabe-se que o seu controle postural acontece por meio entradas e saidas sensoriais que recebem informação do meio externo, localizadas nos olhos, pele, ouvidos, pés e boca, além da emoção que tem uma influencia significativamente nesse processo, esse sistema se retroalimenta de informação e gera um resultado seja na postura, nos músculos, nas vísceras,nas articulações. Portando se algo esta em desequilíbrio, ira desencadear alterações posturais que provocam sintomas como enxaquecas, dores nos pés, quadris, coluna, ombro e joelhos, para citar alguns exemplos. Por estas entradas, nosso corpo se “regula” ou se “desregula”.
A PNS é um método que permite analisar, prevenir e tratar problemas funcionais por meio de terapia manual. Analisando por meio de testes, qual a real origem , ou seja qual sistema de entrada de informação esta comprometida .
Tem como objetivo por meio de neuroestimulacaoes manual e normalização das disfunções, realinhar o corpo e aliviar dores crônicas assim melhorando o controle postural reduzindo sintomas. O local da dor nem sempre é a origem dela alias, quase nunca.
Copyright 2022, Dra. Victoria Linhares Todos direitos reservados.