É uma técnica onde se utiliza toques sutis, para um acesso neural a determinados receptores, onde modulam, ou seja , muda a forma de como a informação é apresentada ao cérebro. Uma técnica que o paciente tem analgesia e melhora da amplitude articular, e consequente ganho na função.
Formação: Instituto Salgado – Fisioterapeuta Lizandro Antonio Ceci
A Dermoneuromodulação é uma técnica criada pela fisioterapeuta canadense Diane Jacobs que utiliza o toque sutil sobre inervações cutâneas com o objetivo de modular a nocicepção (dor) causada por lesões, sobrecargas e disfunções
O toque produz um efeito analgésico derivado do estimulo sobre essas inervações que contem fibras, CTatil. Essas fibras enviam informação ao SNC (cérebro), ou seja, a mesma via de dor é a via dessa fibra nervosa.
É como se usássemos a mesma estrada para as 2 informações juntas, elas competem, porem o dor escolhe ir por outra ou parar. O estímulo manual envia uma informação e o cérebro lê como “não dor”, ele não identifica mais o perigo, pois a dor ficou parada lá na estrada, causando melhora na dor e função.
Copyright 2022, Dra. Victoria Linhares Todos direitos reservados.